top of page

Os desafios da travessia

A travessia a nado será realizada com data prevista para 19 de dezembro de 2015 com saída na Praia do Porto da Barra na cidade de Salvador/BA até a ilha de Morro de São Paulo localizada no Município de Cairú totalizando uma travessia que pode ter entre 59 e 84km de extensão dependendo da rota traçada em consoante com a maré.

 

O desafio será realizado de forma individual em mar semi-aberto nível 2 (de 3) e com o acompanhamento de embarcação apropriada composta por no mínimo um marinheiro, um ajudante de marinheiro, um médico, um guia, um técnico, um staff de nutrição e um árbitro da Federação Baiana de Desportos Aquáticos que estará validando e homologando o feito.

 

Não haverá a utilização de acessórios como flutuadores, palmar, pé de pato ou grades contra tubarões.

 

Além da distância que separa Salvador de Morro de São Paulo, existem outros grandes desafios como ser um desafio inédito, portanto, desconhecido, a forte correnteza de entrada e saída da Baía de Todos os Santos, o grande tráfego de navios que adentram à Baía para o Porto de Salvador, as condições metereológicas que podem variar, além do tempo de permanência no mar estimado em cerca de 24 horas e ainda tendo que nadar por toda a extensão da noite e lidar com imprevistos causados pela fauna marinha como águas vivas, medusas e outros seres aquáticos que podem resolver fazer uma visita.

 

O desafio será realizado após muitos estudos, principalmente de correntes. De certo durante a travessia o atleta terá que nadar contra a corrente de entrada durante muitas horas, o que levará ao limite da resistência física. Além disso o percurso de 59km certamente será extendido, pois, por conta das correntes será praticamente impossível concluí-lo em linha reta.

 

. Preservação durante os treinamentos

 

Fato que a Baía de Todos os Santos sofre com o acúmulo de lixo lançado ao mar, principalmente, plásticos de toda a espécie. Durante toda a fase de treinamentos no mar o nadador, Sr. Ricardo Serravalle, estará também recolhendo o lixo encontrado em seu caminho, para tanto, foi adaptada em uma prancha de bodyboard presa a cintura do nadador, um mecanismo para armazennamento desse lixo flutuante encontrado e que está sendo todo catalogado. Para ver esse recolhimento podem visitar a Fan Page do Desafio no Facebook onde está sendo registrado todo o diário dessa expedição.

 

. Desafios Intermediários

 

Programamos também alguns desafios intermediários que compõem os treinamentos para a Travessia até Morro de São Paulo. Esses treinamentos tem por objetivo além do ganho de resistência ao corpo e mente também promover ainda mais a causa da preservação, ocasiões onde estaremos chamando a atenção da mídia e população para a nossa causa.

 

> Salvador Mar Grande Ida e Volta (completado com sucesso em 14 de março de 2015, clique aqui para depoimento e fotos)

Realizamos em 14 de março de 2015  a travessia a nado entre Salvador (saindo da praia do Porto da Barra ) até a ilha de Itapiraca (Praia do Duro em Mar Grande) num percurso de ida e volta que deu exatos 20,1km percorridos em 6h30. 

 

> 30km no Rio São Francisco (completado com sucesso em 31 de maio de 2015, clique aqui para depoimento e fotos)

Nodia 31 de maio de 2015 a convite do amigo e ultramaratonista aquático Edmundo Foschini participamos do Desafio a Nado Penedo x Piaçabuçu (30km)  no estado de Alagoas. Foi um bom treinamento para o nosso Desafio principal, além de poder estar intimamente engajado na luta pela preservação do nosso Rio São Francisco.

 

> Desafio de 24h na piscina (Completado em 15 de agosto de 2015, clique aqui para depoimento e fotos)

Nos dias 15 e 16 de agosto realizamos este treinamento que irá levou a mente e o corpo ao limite da resistência. Ocasião onde realizamosum evento com toda a imprensa para chamar a atenção para a nosso objetivo principal sobre uma maior conscientização acerca da importância da preservação dos Oceanos e da nossa Baía de Todos os Santos.  Foram nadados 57,750km durante as 24h e com isso estabelecemos um novo Recorde Brasileiro!

 

> Desafio dos três faróis: (Completado em 31 de outubro de 2015, clique aqui para depoimento e fotos)

Esse foi o último grande Desafio intermediário onde faremos um percurso diferente, "levantaremos âncora" do Farol de Itapuã e passaremos pelo Farol da Barra com destino ao Farol da ponta de Humaitá. Um percurso que dará aproximadamente 33km.

Os desbravadores são aqueles que tem o poder e a força de empreender seus sonhos abrindo rotas para os demais. São aqueles que na maiores das vezes são desprezados, chamados de loucos, inconsequentes e  pagam o alto preço do pioneirismo. No entanto, estes mesmos «loucos sonhadores» são os responsáveis por fazer girar a roda da vida lançando novas perspectivas e maneiras de perceber e vivenciar o mundo. Este projeto é também uma homenagem a todos os pioneiros do mar: Américo Vespúcio, Vasco da Gama, Cristóvão Colombo, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Bartolomeu Dias, Marco Polo, entre outros.

 

Na natação mundial temos os exemplos de atletas maravilhosos que romperam barreiras como a nadadora Diana Nyad, Jennifer Figge, Matthew Webb, Martin Strel, Benoit Lecomte, Veljco Rogosic, além dos nossos Abílio Couto, Edmundo Arthur Foschini, Norio Hohata, Percival Milani, Igor de Souza, Luiz Lima, Marcelo Collet, Marília Barreiros, Renata Agondi e Daílza Damas (in memorian) dentre tantos e tantos outros pioneiros da natação em águas abertas.

bottom of page