Desafio Ambiental a Nado Salvador x Morro de São Paulo
Pela preservação dos Oceanos e da Baía de Todos os Santos, sede da Amazônia Azul.
Objetivos da Travessia
Preservação dos Oceanos e da Baía de Todos os Santos, sede da Amazônia Azul.
O principal objetivo do Desafio é a conscientização a respeito da preservação dos Oceanos e da Baía de Todos os Santos, sede da Amazônia Azul. A água é a fonte de vida do nosso planeta, porém, infelizmente, o homem tem renegado a sua importância despejando os seus resíduos e lixo poluindo os Oceanos, rios e afluentes comprometendo assim a preservação de diversas espécies, incluindo a sua.
Para se ter uma ideia o Grande Giro do Pacífico Norte é uma área no meio do Oceano para onde as correntes marinhas convergem, formando um imenso redemoinho, com centenas de quilômetros de diâmetro. No meio desse redemoinho, existem gigantescas ilhas de lixo flutuantes maiores que os estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo juntos! E é o destino final de milhões de garrafas PET e outros resíduos sólidos lançadas ao mar.
Essa triste realidade está não apenas lá no Pacífico, mas muito perto de nós com a poluição lançada através de residuos químicos e orgânicos que desaguam não apenas nas praias mas também nos rios que levam esses resíduos não só na área de proteção ambiental da Baía de Todos os Santos mas para diversos locais da capital baiana a exemplo dos rios que se transformaram em verdadeiros esgotos ao céu aberto como o Jaguaribe (na praia de mesmo nome), o Camarajipe (no Rio Vermelho), o Paraguari (na praia da Boca do Rio), além dos esgotos que correm na Praia do Cristo no Farol da Barra, Mercado Modelo, Baía de Itapajipe e São Thomé de Paripe só para citar alguns.
A nossa Baía de Todos os Santos abrange 16 municípios com mais de 3 milhões de habitantes além do Complexo Petroquimico de Camaçari, o maior do hemisfério Sul. É também a segunda maior baía do mundo com 1.233km2 e abriga 56 ilhas.
A visibilidade deste projeto visa alertar sobre este importante tema, que não afeta apenas a iniciativa pública, mas todos nós como responsáveis diretos pelo ambiente em que vivemos.
O mergulho na Consciência Suprema
É fato que os atletas possuem uma capacidade de concentração e realização que vai além da curva dos homens comuns. Em sua grande maioria são dedicados, determinados, disciplinados e possuem uma grande paixão pelo o que fazem, no entanto, o que fazer quando se chega ao "ápice" do rendimento físico? Como ultrapassar aquela barreira de segundos e as vezes mílesimos de segundos que fazem a diferença entre se tornar uma campeão olímpico ou sequer se classificar para a final?
Neste caso específico, como conseguir cumprir um desafio de horas e horas expondo o seu corpo a limites físicos e ambientais que não seriam suportados por seres humanos comuns?
A resposta pode ser encontrada em um método milenar, qual seja, O PODER DA MEDITAÇÃO.
Utilizando esse método Ricardo já conseguiu superar inúmeros desafios em sua vida, seja cotidiana ou relacionada ao esporte. Incorporou a sua rotina de treinamentos a prática do ZAZEN (meditação) não só estática mas em movimento, durante a prática da atividade física. Esta dedicação ao estudo da mente e da transcedência da consciência comum é um dos objetivos desta aventura, onde se pretende ratificar que o ser humano, ao romper os grilhões da materialidade, é capaz de realizar feitos extraordinários.
Um mergulho no Oceano interior que revelará quão grande é o poder que cada um de nós carrega dentro de si.