top of page

Preserve os Oceanos e a nossa Baía de Todos os Santos

O  National Geographic, publicou dez medidas importantes que devemos ter em consideração para ajudar a preservar os Oceanos! 

 

Medidas: 

 

1ª Gestão dos recursos energéticos

Ter atenção à energia que usamos em casa e no trabalho, usar o carro apenas quando necessário, reduzindo assim, os efeitos das mudanças climáticas que atingem o oceano. Podes começar já por: usar lâmpadas de consumo reduzido ou usar as escadas em vez do elevador! 

 

2ª Escolha dos alimentos provenientes do mar, de forma sustentável

Muitas espécies de peixe estão a ficar extintas, devido à sua elevada procura, perda de habitat natural e práticas de pesca insustentáveis. Quando fizerem compras, ou estiverem num restaurante, ter especial atenção em relação às espécies raras optando por escolher peixes que existam em abundância. 

 

3ª Usar menos produtos de plástico

Os plásticos que acabam por ir parar ao oceano, contribuem para a destruição dos habitats naturais e morte de todos os seres vivos do oceano, todos os anos. Para diminuir este impacto ambiental podemos usar garrafas de água recarregáveis, armazenar alimentos em compartimentos de metal e mesmo quando formos às compras levarmos o nosso próprio saco, reciclando sempre que possível. 

 

4ª Tomar conta da nossa praia

Sempre que estivermos a usufruir da praia, seja para surfar, mergulhar, relaxar, assegurarmo-nos de que o local onde estivemos ficou limpo. Desfrutar do oceano sem interferir com a vida selvagem, Não retirar corais ou pedras do fundo do oceano. Vai mais longe, incentivando outras pessoas a terem estes cuidados, participando inclusive em “beach cleanups”. 

 

5ª Evitar comprar produtos que tenham sido produzidos com matérias frágeis do oceano.

Certos produtos contribuem para prejudicar os recifes dos oceanos e a sua população marinha. Evitar comprar produtos como, jóias feitas a partir de corais, ou acessórios para o cabelo feitos a partir de tartarugas. 

 

6ª Escolha da comida apropriada para o animal de estimação

Sempre que comprarem comida para o vosso animal de estimação, ler com atenção o rotulo do produto, se é feito com animais em risco de extinção. Evitem ter nos aquários, peixes de água salgada, e nunca libertem nenhum peixe doméstico no oceano, esta prática de introduzir espécies, não nativas, prejudica o ecossistema existente. 

 

7ª Apoiar as organizações que protegem o oceano

Muitas instituições e organizações lutam diariamente para proteger os habitats naturais e a vida marinha dos nossos oceanos. Encontra uma destas organizações e considera a hipótese de ajuda financeira, ou mesmo participar em iniciativas propostas por estas. Se moras perto do mar, junta-te à organização local ou grupo que abracem este tipo de projetos. 

 

8ª Ajudar à mudança da tua comunidade local

Em período de eleições autárquicas, verificar as políticas de preservação dos oceanos dos autarcas candidatos. Divulgar os restaurantes e mercearias que oferecem apenas produtos sustentáveis, e salientem as preocupações com o oceano e a vida marinha. Falar, inclusive, com os proprietários dos mesmos, para referirem nos seus produtos quais os que ajudam a preservar o oceano. 

 

9ª Navegar no oceano responsavelmente

Ter uma prática responsável sempre que andar de barco, canoa, ou outro tipo de atividades recreativas, ligadas ao oceano. Nunca atirar nada borda fora, estando sempre atento à vida marinha que está à nossa volta. Se estão a pensar fazer um cruzeiro, ver quais as companhias mais amigas do ambiente. 

 

10ª Educação do oceano e a sua vida marinha

Toda a vida está intimamente ligada ao oceano e aos seus habitantes. Quanto mais conhecimento adquirirmos sobre este importante assunto, mais facilmente conseguiremos ajudar a preservá-lo. Partilha esse conhecimento, educa e inspira o próximo.

Fonte

 

- Matérias relacionadas:

Baía de Todos os Santos é declarada como sede da 'Amazônia Azul' no país

Conceito criado pela Marinha marca o debate sobre a economia do mar.Título foi concedido em fórum, o primeiro evento sobre o tema no país.

Clique aqui para ler a matéria.

 

. Reportagem sobre a Baia de Todos os Santos como sede da Amazônia Azul

Clique aqui para ler a matéria.

. Maior baía do país tem ilhas, esconde naufrágios e é retrato da desigualdade

Baía de Todos-os-Santos tem 1.233 km e é a segunda maior do mundo. G1 mergulhou em navio, flagrou ação da Marinha e visitou praia paradisíaca.
Clique aqui para ler a matéria.

 

. A mortandade de peixes continua na Ilha de Itaparica!
Clique aqui para ler a matéria.

 

- Vídeos relacionados:

. Baía de Todos os Santos - SOS

A Baía de Todos os Santos pede socorro. Esgotos de cor negra e densidade pesada estão sendo lançados nas águas da Baía de Todos os Santos

Clique aqui para assitir


No Fundo do mar da Bahia.

Agressão à natureza pós-carnaval na Bahia. 

Clique aqui para assitir
 

. Poluição na Baía de Todos os Santos

Clique aqui para assistir

 

. Marcell Moraes fala sobre a poluição na Baía de Todos os Santos

Clique aqui para assistir

 

. Sopa Plástica. O Lixão do Oceano Pacífico (Fantástico Rede Globo)

Clique aqui para assistir

 

. G1 faz passeio de barco pela Gamboa na Baía de Todos os Santos

Clique aqui para assistir

 

. Aprovado! Corais Baía de Todos os Santos

Clique aqui para assistir

 

. Descoberta da Baía de Todos os Santos completa 512 anos

Clique aqui para assistir

 

. Conheça obra da Petrobras na Baía de Todos-os-Santos que gerou polêmica com a prefeitura
Clique aqui para assistir

 

. Globo Mar - Poluição que ronda a Baía de Todos os Santos ameaça suas águas

Clique aqui para assistir

 

Mistura de óleos atinge a Baía de Aratu e de Todos-os-Santos após navio pegar fogo

Clique aqui para assistir

 

. Pró-Mar. Branqueamento dos Corais na Baía de Todos os Santos.

Clique aqui para assistir

 

Entrevista no programa TVE Revista de Zé pescador sobre o I Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos.

Clique aqui para assistir

 

 

- Documentários relacionados:

. PLASTIZED (Plástico)

Relato íntimo de uma viagem em primeira mão a bordo do Sea Dragon com o Instituto 5 Gyres na primeira expedição científica voltada para os resíduos de plástico através do centro do Oceano Atlântico Sul. Uma história de abrir os olhos sobre a missão global do instituto para estudar os efeitos, a realidade e escala de poluição de plástico ao redor do mundo. Vale muito apena assistir!

Clique aqui para assistir.


 

. Aqua Seafoam Shame (EUA, 2012)

O documentário de Veronica Grey traz à tona a Grande Porção de Lixo do Pacífico, uma ilha de detritos flutuantes que alguns acreditam ser do tamanho dos Estados Unidos. Com captação de imagens feita através de seu smartphone, Veronica diz que 10% dos plásticos produzidos anualmente chegam ao oceano. 

Clique aqui para assitir.

 

 

- ONGs

 

. Rotary Club Baía de Todos os Santos

. Fundo Limpo

. Pró-Mar

 

 

 

 

bottom of page